Como criar um perfil no Google Meu Negócio para destacar e impulsionar sua empresa.

O Google Meu Negócio é uma plataforma gratuita que permite que empresas gerenciem sua presença online e se conectem diretamente com seus clientes. Ao cadastrar sua empresa MEI no Google Meu Negócio, ela aparece nos resultados de pesquisa e também no Google Maps com informações completas, como horário de funcionamento, contato, fotos e avaliações dos clientes. Essa ferramenta é muito valiosa para o empreendedor porque permite que o seu negócio seja encontrado na hora certa pelas pessoas que precisam do produto ou serviço que você oferece.


Continue lendo para saber como usar o Google Meu Negócio ao seu favor, desde a criação do perfil até a otimização para obter melhores resultados.

No mundo digital de hoje, ter uma presença online é fundamental para qualquer negócio. Uma ferramenta poderosa para alcançar esse objetivo é

o Google Meu Negócio. Quando as pessoas se interessam por um produto ou serviço elas procuram na maioria das vezes no Google, e sua empresa precisa estar lá e aparecer no momento certo!

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita, que ajuda sua empresa aparecer no Google nos momentos mais importantes, ou seja, quando clientes estão procurando sua loja ou produtos e serviços que você oferece na Busca do Google ou no Google Maps.


Através da plataforma você poderá divulgar informações sobre sua empresa, o que inclui: nome, local, horário de funcionamento, adicionar fotos, responder comentários de clientes...


Na hora de exibir o Perfil da Empresa no Google, a plataforma leva em conta três fatores:

  • Relevância: o quanto o seu negócio se enquadra no que o cliente está procurando;
  • Distância do cliente: os negócios mais próximos de quem pesquisa têm prioridade;
  • Destaque: quanto mais conhecido e recomendado um negócio, melhor.


Para usufruir de todos os benefícios da ferramenta, você só precisa fazer um cadastro rápido, como explicaremos adiante, e preencher as informações da maneira mais completa possível.

Quais as vantagens do Google Meu Negócio para a empresa do MEI?

  • Aumento da visibilidade: Ao ter uma presença no Google Meu Negócio, sua empresa se torna mais visível para aparecer nos resultados de busca e, a partir do endereço no Google Maps. E mesmo que sua empresa não tenha um endereço físico de atendimento, como acontece com muitos prestadores de serviço, é possível realizar o cadastro. Na hora do cadastro, é importante especificar as categorias, atributos, produtos e serviços com palavras-chave que ajudem o seu negócio a ser encontrado facilmente.


  • Agendar Horários: Uma das funcionalidades do Google Meu Negócio é o agendamento de horários. Por exemplo, se você tem um salão de beleza, é possível disponibilizar horários para que clientes agendem, agilizando o processo. Se a agenda utilizada normalmente na empresa é a agenda do Google, ela será automaticamente atualizada sempre que alguém marcar um horário. Agora, se a agenda padrão é outra, como uma física, lembre-se de manter sempre as duas atualizadas.


  • Interatividade com os clientes: O Google Meu Negócio permite que você se envolva diretamente com os clientes, respondendo a comentários, fornecendo atualizações e compartilhando informações relevantes. Isso ajuda a construir um relacionamento com os clientes e a aumentar a confiança na sua marca. Os clientes podem avaliar sua empresa e classificar com estrelas o seu atendimento e a qualidade do seu produto e serviço. É importante que você sempre responda a esses comentários, desenvolvendo uma relação com o público. No caso de avaliações negativas, o retorno da empresa minimiza os danos e mostra como você se preocupa em resolver o problema. De acordo com o próprio Google, empresas que respondem às avaliações são consideradas 1,7 vez mais confiáveis do que as que não respondem.


  • Mostrem o que sua empresa MEI faz: Utilize fotos e vídeos para mostrar o serviço ou produto assim como o estabelecimento, se sua empresa tiver um local de atendimento. Você pode inserir essas mídias no momento do cadastro, na seção “Produtos” e também ao responder dúvidas e comentários. Inserir fotos do produto ou serviço prestado também é muito importante.


  • Análise de dados: A plataforma fornece relatórios com dados e estatísticas valiosas sobre como os usuários interagem com sua listagem no Google Meu Negócio, como cliques, visualizações e avaliações. Essas informações podem ajudá-lo a entender melhor seu público-alvo e tomar decisões informadas para aprimorar seu perfil e torná-lo mais atrativo ao público.

Quais as vantagens do Google Meu Negócio para a empresa do MEI?

  • Aumento da visibilidade: Ao ter uma presença no Google Meu Negócio, sua empresa se torna mais visível para aparecer nos resultados de busca e, a partir do endereço no Google Maps. E mesmo que sua empresa não tenha um endereço físico de atendimento, como acontece com muitos prestadores de serviço, é possível realizar o cadastro. Na hora do cadastro, é importante especificar as categorias, atributos, produtos e serviços com palavras-chave que ajudem o seu negócio a ser encontrado facilmente.


  • Agendar Horários: Uma das funcionalidades do Google Meu Negócio é o agendamento de horários. Por exemplo, se você tem um salão de beleza, é possível disponibilizar horários para que clientes agendem, agilizando o processo. Se a agenda utilizada normalmente na empresa é a agenda do Google, ela será automaticamente atualizada sempre que alguém marcar um horário. Agora, se a agenda padrão é outra, como uma física, lembre-se de manter sempre as duas atualizadas.


  • Interatividade com os clientes: O Google Meu Negócio permite que você se envolva diretamente com os clientes, respondendo a comentários, fornecendo atualizações e compartilhando informações relevantes. Isso ajuda a construir um relacionamento com os clientes e a aumentar a confiança na sua marca. Os clientes podem avaliar sua empresa e classificar com estrelas o seu atendimento e a qualidade do seu produto e serviço. É importante que você sempre responda a esses comentários, desenvolvendo uma relação com o público. No caso de avaliações negativas, o retorno da empresa minimiza os danos e mostra como você se preocupa em resolver o problema. De acordo com o próprio Google, empresas que respondem às avaliações são consideradas 1,7 vez mais confiáveis do que as que não respondem.


  • Mostrem o que sua empresa MEI faz: Utilize fotos e vídeos para mostrar o serviço ou produto assim como o estabelecimento, se sua empresa tiver um local de atendimento. Você pode inserir essas mídias no momento do cadastro, na seção “Produtos” e também ao responder dúvidas e comentários. Inserir fotos do produto ou serviço prestado também é muito importante.


  • Análise de dados: A plataforma fornece relatórios com dados e estatísticas valiosas sobre como os usuários interagem com sua listagem no Google Meu Negócio, como cliques, visualizações e avaliações. Essas informações podem ajudá-lo a entender melhor seu público-alvo e tomar decisões informadas para aprimorar seu perfil e torná-lo mais atrativo ao público.

Quem pode usar o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio pode ser utilizado por qualquer tipo de empresa ou empreendimento, desde pequenos negócios locais, grandes empresas até negócios online. Embora a plataforma seja frequentemente associada a negócios físicos com localização física, ela pode ser adaptada para atender às necessidades de empresas que operam exclusivamente online.


Ao configurar sua presença no Google Meu Negócio, você pode indicar que sua empresa opera exclusivamente online, fornecendo as informações relevantes, como website, área de atendimento e detalhes de contato. Isso permite que você seja encontrado nos resultados de pesquisa quando os usuários procurarem pelos seus produtos ou serviços.

Como criar uma conta no Google Meu Negócio para sua empresa MEI?

O passo a passo para criar uma conta no Google Meu Negócio para um Microempreendedor Individual (MEI):


  • Passo 1: Acesse o site do Google Meu Negócio

Vá para a página inicial do Google Meu Negócio no seu navegador.


  • Passo 2: Faça login com sua conta do Google

Clique no botão "Fazer login" no canto superior direito da página e insira suas informações de login da conta do Google. Se você não tiver uma conta, clique em "Criar conta" para criar uma nova.


  • Passo 3: Adicione os detalhes da sua empresa

Após fazer login, você será redirecionado para a página "Adicionar sua empresa". Insira o nome da sua empresa e clique em "Próximo".


  • Passo 4: Escolha a categoria do seu negócio

Selecione a categoria que melhor descreve o tipo de negócio que você possui. Digite palavras-chave relevantes para ajudar os clientes a encontrarem sua empresa e clique em "Próximo".


  • Passo 5: Especifique a área de atendimento

Se você oferece serviços em uma área específica, insira a área de atendimento da sua empresa. Se você tem uma localização física para seu negócio, pode pular esta etapa.


  • Passo 6: Insira o endereço da sua empresa (se aplicável)

Se você tem uma localização física para seu negócio, insira o endereço completo, incluindo rua, número, cidade, estado e CEP. Se não tiver um local físico, você pode optar por ocultar seu endereço.


  • Passo 7: Adicione informações de contato

Insira um número de telefone e um website (se você tiver). Isso facilitará que os clientes entrem em contato e encontrem mais informações sobre sua empresa.


  • Passo 8: Verificação da sua empresa

Na maioria dos casos, o Google precisará verificar que você é o proprietário da empresa antes de publicar seu perfil. Selecione o método de verificação preferido (por correio, telefone ou e-mail) e siga as instruções fornecidas.


  • Passo 9: Conclua a criação do perfil

Após a verificação, revise todas as informações inseridas e clique em "Concluído" para criar seu perfil no Google Meu Negócio.


Depois de criar seu perfil, você poderá adicionar mais detalhes, como horário de funcionamento, fotos, descrição e gerenciar as avaliações dos clientes. Lembre-se de atualizar regularmente o perfil para manter as informações da sua empresa atualizadas e atrair mais clientes.

Esta etapa é necessária para que você possa editar e gerenciar sua página no Google. Você será solicitado a escolher um meio de verificação, é por meio disso que o Google confirma que você é o proprietário ou um representante autorizado. Essas são as formas mais usadas:


Por telefone: o Google irá entrar em contato para confirmar as informações cadastradas. A ligação será feita para o número que informou no cadastro do seu estabelecimento.


Por correios: você receberá uma carta com o código impresso. A carta será enviada para o endereço que informou ao cadastrar seu estabelecimento. Depois de receber o código de verificação, volte para google.com.br/business. Faça login e clique em Verificar local no menu (ou clique no botão Verificar agora). Em seguida, siga as instruções para inserir o código de verificação do seu cartão-postal.


Por e-mail: o e-mail de verificação pode levar alguns minutos para chegar à sua caixa de entrada, então, verifique também a pasta de spam ou lixo eletrônico se não encontrar o e-mail na caixa de entrada principal.
Caso não tenha recebido o e-mail de verificação, verifique se o endereço de e-mail fornecido está correto e tente reenviar o e-mail de verificação através da opção disponível no painel do Google Meu Negócio.

Verifique a sua página

Suporte do Google

Durante a configuração e com o uso rotineiro da ferramenta, é comum o MEI ter algumas dúvidas e sentir a necessidade de entrar em contato com o suporte do Google Meu Negócio. Para isso, existem três opções disponíveis.


  • Central de ajuda Google Meu Negócio

Na Central de Ajuda, existem artigos explicando as dúvidas mais frequentes dos usuários. Recomendamos sempre verificar esse espaço antes de entrar em contato direto com o suporte.


  • Formulário de suporte Google Meu Negócio

O MEI também pode preencher um formulário e aguardar o contato da equipe do Google. Você deve informar a sua dúvida e, ao final, pode escolher se deseja receber o retorno por e-mail ou aguardar para conversar com algum representante da empresa pelo chat.


  • Telefone do Google Meu Negócio

Não existe um telefone do Google Meu Negócio, mas se o seu problema precisa de uma solução urgente, você pode ligar para o telefone 0800 do Google Ads: 0800 727 0278. O Google Ads é a ferramenta de anúncios do Google e, dependendo da complexidade do seu problema, o atendente pode ajudar ou encaminhar para a pessoa responsável.

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